
Quanto ao critério de escolha de bandas a fazerem parte deste Festival podemos especular várias hipóteses sendo a mais evidente, o conceito de "novidade". Ao observarmos os "participantes" do SBSR deste ano, percebemos que todos têm algo de novo para nos mostrar. A maioria tem novo material para tocar uma vez que lançou albuns recentemente, como é o caso dos canadianos Arcade Fire com o seu novo trabalho "Neon Bible" ou ainda Bloc Party (03/07) com "A Weekend in the City", o seu album mais recente. Nesta onda de novo material inserem-se também os estreantes Klaxons(03/07) com o seu primeiro trabalho "Myths of the Near Future" e ainda LCD Soundsystem(04/07) com o seu polémico single "North American Scum"do novo album "Sound of Silver".
Outras bandas configuram-se como novidade por ser a primeira vez em Portugal como é o caso dos nova-iorquinos Interpol presentes no último dia do Festival, ou os The Jesus and Mary Chain pois o facto de se reunirem após uma série de anos, representa talvez uma oportunidade unica de os ver, sendo por sí sós uma novidade.
Estes são apenas alguns dos nomes que estarão presentes na 13ª edição do SBSR no próximo mês de Junho e Julho que assim cumpre 13 anos.O Festival nasce no ano de 1995, marcando um acontecimento de grande impacto no panorama musical português, que se vem a repetir anualmente desde então.
O evento mudou bastante ao longo dos anos, principalmente a nível de organização e de infra-estruturas, melhoradas de edição para edição, sendo talvez esta a razão mais obvia para o aumento do preço das entradas. O Festival vai-se realizar no Parque Tejo (Parque das Nações) junto à Ponte Vasco da Gama em Lisboa, local escolhido desde 2004.